Sejam Bem Vindos ao Blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Salvação

A Salvação
A veracidade da obra de Cristo na cruz


Vamos falar sobre a salvação que Deus, através de Jesus, proporcionou a humanidade.
Gostaria de cravar no seu coração um principio simples sobre a salvação mas que é necessário entender antes de continuarmos:
Quando a Bíblia nos fala a respeito da salvação ela se refere a nós como um indivíduo completo e não como partes separadas, ou seja, somos formados por espírito, alma e corpo mas somos um.
A Bíblia nos ensina e faz distinção entre espírito, alma e corpo mas não dá a entender que Deus nos trata como se fossemos 3 pessoas ou que nos salva por partes. Veja:
Nosso espírito é recriado quando aceitamos Jesus como senhor de nossas vidas. Este é um dos sentidos do que Jesus falou sobre nascer de novo ( Romanos cap. 8 ).
Nossa alma  ( ou mente emocional ) está intrinsecamente ligada ao nosso corpo e precisa ser conformada as coisas de Deus, ou seja, a sua Palavra ( Romanos 12:1-2 e Colossesnses 3:2 ).
Por fim, nosso corpo precisa sujeitar-se a nossa nova natureza ( ao nosso espírito, vejam Romanos 6:12-14 ). O corpo e a alma são salvos tanto quanto o espírito e no mesmo momento. Leia também I Cor. 15:20-50.
Também é importante lembrar que a Palavra nos diz que o nosso corpo é santuário do Espírito santo e que somos Sua "propriedade" exclusiva sobre a qual o diabo NÃO tem nenhum direito ou poder. Veja I Cor. 6:19-20 e I João 5:18.

Concluindo:
Deus nos criou Espírito  dado por Deus em Gênesis 2:7 , Alma que entendo ser a parte imaterial do homem e que não é espírito, ou seja, emoções e mente, veja Hebreus 4:12 e Corpo que é nossa parte material a grande janela para o mundo.
Os versículos de I Tessalonicensses 5:23-24 fala do homem integral que deve ser preservado e que foi chamado por Deus Integralmente. "Fiel é o Deus que vos chama,..."
Assim como em I João 5:18 o apóstolo se refere ao indivíduo completo como mostra o contexto da carta. Quando escreve que o maligno ( aqui referindo-se ao próprio diabo e suas hostes ) não pode nos tocar, está se referindo ao indivíduo completo: espírito, alma e corpo.
Entender este princípio é muito importante para a nossa vida, nossa segurança na Palavra de Deus e na nossa proteção. Assim compreendemos que a obra de Cristo na Cruz foi e é absolutamente completa, restando ao homem que creia profundamente e entregue sua vida a Cristo como seu salvador e senhor.



Basicamente qual é a obra da Cruz ?
Substituição
A Bíblia nos ensina que Jesus veio nos livrar de toda a prisão  imposta como conseqüência do pecado e obediência ao diabo, ou seja, nossos inimigos que antes nos dominavam não nos dominam agora, porém continuam nossos inimigos, a saber:
1- O diabo - rebelde contra Deus pretende destruir a criação de Deus e a obra redentora de Cristo em nossas vidas.

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Evangelho de João cap. 10:10
2- O mundo – a parte da sociedade que regida pelas forças malignas. Como a promiscuidade, desvalorização do casamento, independência de Deus e muito, muito mais. É claro que a sociedade pode produzir muitas coisas boas.

Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:1-3
3- A Carne – a Bíblia chama de "carne" a nossa natureza pecaminosa que carregamos em decorrência do pecado de Adão. Esta natureza não deixa de existir quando aceitamos Jesus mas deixa de exercer domínio.
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21
3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
7 Pois quem está morto está justificado do pecado.
8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,
9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus.
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscência;
13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6: 3-14
Observe que vemos relativamente poucas instruções sobre como combater o diabo é o mundo mas muitos textos dedicados a nossa conduta moral, ética e espiritual. O nosso grande inimigo somos nós mesmos. Sentimentos que estão guardados dentro de nós e que nunca admitimos mas que fazem parte de nossa natureza: ganância, rebeldia, mentira, promiscuidade, hipocrisia, etc. Sim, somos nosso grande inimigo. Normalmente quando ouço alguém dizer: "Acabei fazendo isso ou aquilo de ruim por causa do diabo ou por causa da pressão da sociedade..." não passa de uma fuga para não admitir que o erro foi de sua inteira responsabilidade.
Jesus veio oferecer algo novo, a saber, a própria vida de Deus, não uma vida espiritual decorrente da antiga. Veja: Isaias 61:1-2; João 3:5-14; João 10:10; Marcos 15:37-38
Foi a respeito dos textos bíblicos acima que Jesus se referiu ao clamar: "Está consumado" ( João 19:30 ).
Precisamos confiar e aceitar a suficiência completa da Cruz.

Resumindo:
Jesus deu-nos nova vida, livre das correntes do pecado, do diabo e do mundo e nos religou a Deus. Está é a obra da Cruz.
Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo. Cor. 5:17
e que nos tirou do poder das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado. Colossenses. 1:13

Como somos salvos :
A salvação se dá exclusivamente no ato em que entendemos e então cremos verdadeiramente na obra redentora que Cristo realizou na Cruz e o recebemos como salvador e senhor de nossas vidas.
A salvação depende do ato de crêr a respeito da obra de Cristo. A salvação é pela fé e somente fé, mesmo porque não existe nada que o homem faça que possa salvá-lo a não ser crêr que Cristo proporciona esta salvação por intermédio de seu sacrifício na cruz.
E em nenhum outro a salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Atos 4:12
Leia: João 3:16
João cap. 1 especialmente o versículo 12
João 3:18 e
Efésios cap. 2
As boas obras não podem salvar ninguém, porém são conseqüência  direta e inevitável da fé, sendo impossível alguém crêr e não Ter boas obras, assim um está ligado ao outro intrinsecamente e sobre este aspecto podemos entender o texto de Tiago cap. 2:14-26 à luz de Efésios cap. 2 e outros textos que falam claramente a respeito da salvação exclusivamente pela fé.

O batismo ou qualquer outro ritual pode nos salvar ?
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38
No texto quando dito: "...para remissão dos vossos pecados", poderia ser traduzido do original como: "por causa da remissão...", sendo o batismo a exteriorização de um fato interior, ele mesmo não provoca arrependimento ou salvação. Veja Mateus 3:11. Precisamos interpretar um versículo sempre de acordo com o contexto do resto da Palavra de Deus, em que neste caso nos ensina enfaticamente que um ritual não pode salvar ou que na falta dele impeça alguém de ser salvo. Se rituais bastassem as Leis de Deus dadas a Moisés seriam suficientes para religar o homem a Deus. O apóstolo Paulo se refere a um assunto parecido nos primeiros capítulos da carta aos Gálatas, falando sobre a suficiência da graça de Deus realizada a través de Cristo na Cruz. A salvação é pela fé e não provém de obras. Efésios cap. 2
A salvação é individual
Deus não salva por arremate, Ele trata cada um de nós como pessoa única. Em todo o Novo testamento o evangelho é pregado a indivíduos. É necessário que cada um creia para ser salvo. Ninguém pode crer e ser salvo por outro.
Um texto que costuma causas confusão é o seguinte:
Responderam-lhe: crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa. Atos 16:31
Basta pensar um pouco na interpretação do texto e pensar um pouco no contexto de toda a bíblia e você vai entender.
Veja:
No texto acima quem será salvo ?
Tu e tua casa
Qual a condição para que tu e tua casa sejam salvos ?
Crer no senhor Jesus.
Cada membro da família precisa crer para ser salvo. O novo testamento se refere a salvação como um ato individual, assim como a confissão de pecados e seu perdão.
Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I João 1:8-9
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. I joão 2:1-2

Resumindo, do que fomos salvos ?
Do inferno; a separação eterna de Deus, ou seja, a morte espiritual.

Do domínio do pecado


Da miséria em todo o seu sentido – físico, emocional, financeiro, espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário