Sejam Bem Vindos ao Blog

sábado, 21 de agosto de 2010

O Propósito de Deus para a Família

O Propósito de Deus para a Família
 Gn 1:26-28
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra”.

Gn 2:23-24
“Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”.

Vamos lançar uma pedra fundamental para tudo que vamos falar com respeito a família:

Ø   O Senhor é o autor da família.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Namoro, Noivado e Casamento


Namoro, Noivado e Casamento
 

1 - Os Jovens Cristãos e a Vida Conjugal.

      A igreja é formada de um grupo social e misto e por vezes carente de orientação, principalmente no tocante a base da família.
      As duas decisões mais importantes a serem tomadas por um jovem são:
a) A salvação de sua alma;
b) Encontrar o cônjuge ideal.

      A Bíblia ensina que devemos amar a todos. Deus é amor (I João 4:16). Muitos pensam que amor é sinônimo de sexo. Amor e sexo não são sinônimos, não tem o mesmo significado. Na verdade, o amor não exige a prática do sexo, nem o fato de se manter relações sexuais implica necessariamente que haja amor. A Bíblia ensina que devemos amar a todos (I Coríntios 13). O sexo existe para se expressar o amor.

2 - O Matrimônio e o Sexo.

2.1 - A importância do papel do sexo no casamento:
"Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a." Gênesis 1:28a.

2.2 - Definição do sexo:
"Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam." Gênesis 2:24,25.

2.3 - O valor do sexo:

a) O sexo e a reprodução:
"Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos." Gênesis 1:28a.

b) O sexo não é imoral:
"Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças." I Timóteo 4:4;
"Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas." Tito 1:15.

c) O sexo e seu abuso:
"Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." I Coríntios 6:18;
"Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se." I Coríntios 7:9.

3 - Conselhos ligados ao sexo.

a) Companhias:
"Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei." II Coríntios 6:17.

b) O olhar:
"Não porei coisa torpe diante dos meus olhos." Salmos 101:3a.

c) A conversa:
"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes." I Coríntios 15:33;
"Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca."Colossenses 3:8.

d) O vestir:
"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2.

e) A literatura:
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo." Efésios 5:23.

f) A Palavra de Deus:
"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra." Salmos 119:9.

g) Autocontrole:
"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade." Gálatas 5:22.

4 - O casamento seus problemas e soluções.

4.1 - O matrimônio como união do casal no plano físico.

4.2 - O amor do casal:
a) Deve começar no plano espiritual - namoro.
b) Deve continuar no plano social - noivado.
c) Deve realizar-se no plano físico - casamento.

4.3 - Problemas conjugais ligados ao sexo.

4.4 - Propósitos divinos no matrimônio:
a) Companheirismo e complementação mútua e amorosa do casal:
"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18;
"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante." Eclesiastes 4:9,10.

b) Propagação do gênero humano:
"Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28.

c) Preservação da pureza moral na família e na sociedade:
"Mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido." I Coríntios 7:2.

d) Estabelecimento do lar:
"E que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?" Mateus 19:5.

4.5 - Matrimônio feliz:

a) Piedade dos cônjuges diante de Deus:
"Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Provérbios 31:30.

b) Amor pleno dos dois:
"O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões." Provérbios 10:12.

4.6 - Matrimônio infeliz:

a) Casamento sem amor;

b) Infidelidade conjugal;

c) Casamento misto:
"Não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos." Deuteronômio 7:3;
"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?" II Coríntios 6:14,15.

d) Ciúme doentio;

e) Conflito de personalidade;

f) Problemas econômicos.

4.7 - Conselhos aos que pretendem casar:

a) Não case por riquezas;
b) Não case porque todos se casam;
c) Não case com algum doente de ciúmes;
d) Não case com alguém incuravelmente preguiçoso;
e) Não case com incrédulo;
f) Não case sem aprovação diretamente de Deus a você;
g) Não case por causa da idade;
h) Não case sem amor total e mútuo.

5 - Elementos desagregadores da família:

a) Falso conceito de liberdade;

b) Rebaixamento contínuo dos padrões morais;

c) Abandono da educação familiar:
"Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal." Provérbios 16:6;

d) Divórcio;

e) Piedade fingida:
"Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses." II Timóteo 3:5;

f) Modo de viver mal orientado:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ACONSELHANDO OS DEPRIMIDOS

ACONSELHANDO OS DEPRIMIDOS
INTRODUÇÃO
A descrição de depressão dada por um aconselhado (uma mulher cristã de 53 anos, casada por 32 anos e com 3 filhos)

A depressão é o seu pequeno inferno pessoal, desconhecido dos outros, menos você, o Senhor e Satanás, por ser ele parte do situação. É muito doloroso — a situação mais devastadora pela qual já passei. Faz com que a pessoa sinta-se sem esperança e sem capacidade de mudar a situação. A dor, as vezes é inacreditável, e, fora da graça de Deus — insuportável. Ela não vai simplesmente embora com o passar do tempo. É uma luta real e muitas vezes você não quer mais lutar. Depressão é muito cansativa e praticamente tudo que você faz exige um tremendo esforço de sua parte — as vezes o simples ato de levantar-se da cama até.
A depressão te rouba as energias, as coisas que você gosta, sua felicidade, contentamento, seu raciocínio, etc. Te deixa perplexo, confuso, triste, com raiva, amargurado, choroso, ansioso, nervoso, com o estômago como se estivesse com nós. Ela te afeta fisicamente (eu perdi 9 kg), tive uma micose terrível na pele por quase 3 anos. Ela te afeta mentalmente — você não pensa em mais nada, a não ser o quanto você se sente mal e como a sua vida é um desperdício. Ela te afeta espiritualmente. As vezes cheguei a perder toda minha segurança. Eu já me senti esquecida e abandonada por Deus. É difícil orar e quando orava parecia que a oração não passava do teto.
Na depressão, um pensamento triste leva a outro e em apenas poucos instantes você se encontra no mais profundo desespero. Além dos pensamentos dolorosos, outro hábito da depressão é o choro — é um hábito difícil de quebrar. O choro não alivia a dor. Na realidade, piora e o resultado é mais desespero.
Ai meu Deus, doeu tanto para mim! E já ouvi falar de pessoas que morreram de coração partido, de tristeza ou de desgosto, mas isto é pior. Eu estou vivendo com um coração partido. Eu estou tão sozinha — por favor Deus, deixe-me morrer. Eu não sou nada daquilo que eu pensei que fosse. Quando eu pensei ter sido uma boa esposa, meu marido procurou outra pessoa para divertir-se — mas eu já estava muito ferida e para ele não fazia nenhuma diferença.
Quando eu tinha plena certeza de ter um bom casamento e do nosso relacionamento excepcionalmente bom — foi como se de repente eu fosse zé  ninguém e agora eu estou convencida de que eu sou apenas uma esposa e vovó muito sem graça e cansativa. Como pude pensar tão elevadamente de mim mesma? A parte que é mais confusa para mim é que durante todo aquele tempo eu pensava estar sendo uma esposa submissa, de acordo com a Bíblia. Eu era submissa como Você (Deus) disse que eu devia ser, e em vez disso, ter essa qualidade tomou-se uma tremenda desvantagem.
Eu não tinha nenhuma chance de competir com a pessoa mais interessante do mundo e pelo fato de pertencer a Ti, eu não podia competir com todos seus enganos. Eu não poderia de qualquer maneira - ele era tão diferente em sua atitude para com ela, como se nunca houvesse existido outra pessoa exceto eu. Eu não creio que ele me ame. Eu não sei o que acreditar. Ele me convenceu tão plenamente que nem eu e muito menos o nosso relacionamento era uma prioridade.
Meu coração está pesado quase o tempo todo e eu esqueço o que é ser feliz e contente. Eu sei que não devemos perguntar “porque” mas eu gostaria de ter morrido em 1960 quando eu estava morrendo mesmo. Aqueles 20 anos no meio não valeram o sofrimento dos últimos 3 anos. Eu sei que temos que colocar nossa fé em Ti, Senhor, mas certamente devemos poder confiar no nosso cônjuge também — isso faz parte do ato de amar. 1 Corintios 13:7 diz que o amor também confia. Eu acho que confiei demais, eu tinha confiança demais no homem. Eu não tenho mais. E eu acho que nunca mais vou amar assim completamente de novo. Eu não posso porque eu tenho tanto medo. Por favor, ajude-me.


IDENTIFICANDO A DEPRESSÃO
A. Definição
1.  Aquele sentimento, ar, ou atitude debilitante (que enfraquece) de desesperança que torna-se a razão da pessoa não lidar com as questões mais importantes da vida.
2.  Distinto de desencorajamento.
     a)  Na depressão, a pessoa pára de exercer sua função.
     b) No desencorajamento, a pessoa continuam exercendo sua função.
3.  Um termo contemporâneo.

sábado, 14 de agosto de 2010

Pela Graça Sois Salvo Mediante a Fé.

Pela Graça Sois Salvo Mediante a Fé.


ATOS [16]:31 Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

JOÃO [5]:24 Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

GÊNESIS [15]:6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

SALMO [32]:1,2 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.

JOÃO [3]:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

JOÃO [11]:25,26 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá.

JOÃO [14]:1-6 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho.Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.                    

Jesus Cristo Morreu Pelos Nossos Pecados

Jesus Cristo Morreu Pelos Nossos Pecados


ROMANOS [5]:8 Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

I PEDRO [2]:24 Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

I PEDRO [3]:18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito.

ISAíAS [53]:5,6 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

I JOÃO [2]:1,2 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

JOÃO [1]:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
                  

O Pecador não Pode Salvar a si mesmo.


O Pecador não Pode Salvar a si mesmo.



POR SUA BONDADE OU SUAS OBRAS :

ROMANOS [3]:10,12 Não há justo, nem sequer um... Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

GÁLATAS [2]:16 O homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei.

TITO [3]:5 Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou.

EFÉSIOS [2]:8,9 Pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

NEM POR SEU DINHEIRO :

ISAíAS [52]:3 Sem dinheiro sereis resgatados.
I PEDRO [1]:18,19 Não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados... mas com precioso sangue de Cristo.                    


O Pecador Está Perdido

O Pecador Está Perdido


                     ROMANOS [3]:23 Todos pecaram.

I JOÃO [1]:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

ECLESIASTES [7]:20 Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

TIAGO [2]:10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

ROMANOS [14]:23 Aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

SALMO [39]:5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

Todo Homem é Pecador

Todo Homem é Pecador


                     ROMANOS [3]:23 Todos pecaram.
I JOÃO [1]:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

ECLESIASTES [7]:20 Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

TIAGO [2]:10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

ROMANOS [14]:23 Aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

SALMO [39]:5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Salvação

A Salvação
A veracidade da obra de Cristo na cruz


Vamos falar sobre a salvação que Deus, através de Jesus, proporcionou a humanidade.
Gostaria de cravar no seu coração um principio simples sobre a salvação mas que é necessário entender antes de continuarmos:
Quando a Bíblia nos fala a respeito da salvação ela se refere a nós como um indivíduo completo e não como partes separadas, ou seja, somos formados por espírito, alma e corpo mas somos um.
A Bíblia nos ensina e faz distinção entre espírito, alma e corpo mas não dá a entender que Deus nos trata como se fossemos 3 pessoas ou que nos salva por partes. Veja:
Nosso espírito é recriado quando aceitamos Jesus como senhor de nossas vidas. Este é um dos sentidos do que Jesus falou sobre nascer de novo ( Romanos cap. 8 ).
Nossa alma  ( ou mente emocional ) está intrinsecamente ligada ao nosso corpo e precisa ser conformada as coisas de Deus, ou seja, a sua Palavra ( Romanos 12:1-2 e Colossesnses 3:2 ).
Por fim, nosso corpo precisa sujeitar-se a nossa nova natureza ( ao nosso espírito, vejam Romanos 6:12-14 ). O corpo e a alma são salvos tanto quanto o espírito e no mesmo momento. Leia também I Cor. 15:20-50.
Também é importante lembrar que a Palavra nos diz que o nosso corpo é santuário do Espírito santo e que somos Sua "propriedade" exclusiva sobre a qual o diabo NÃO tem nenhum direito ou poder. Veja I Cor. 6:19-20 e I João 5:18.

Concluindo:
Deus nos criou Espírito  dado por Deus em Gênesis 2:7 , Alma que entendo ser a parte imaterial do homem e que não é espírito, ou seja, emoções e mente, veja Hebreus 4:12 e Corpo que é nossa parte material a grande janela para o mundo.
Os versículos de I Tessalonicensses 5:23-24 fala do homem integral que deve ser preservado e que foi chamado por Deus Integralmente. "Fiel é o Deus que vos chama,..."
Assim como em I João 5:18 o apóstolo se refere ao indivíduo completo como mostra o contexto da carta. Quando escreve que o maligno ( aqui referindo-se ao próprio diabo e suas hostes ) não pode nos tocar, está se referindo ao indivíduo completo: espírito, alma e corpo.
Entender este princípio é muito importante para a nossa vida, nossa segurança na Palavra de Deus e na nossa proteção. Assim compreendemos que a obra de Cristo na Cruz foi e é absolutamente completa, restando ao homem que creia profundamente e entregue sua vida a Cristo como seu salvador e senhor.

Jesus Cristo Morreu Pelos Nossos Pecados

ROMANOS [5]:8 Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

I PEDRO [2]:24 Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

I PEDRO [3]:18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito.

ISAíAS [53]:5,6 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

I JOÃO [2]:1,2 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

JOÃO [1]:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.